22 de jan. de 2020

Como estudar e entender a Bíblia?



Oi Gente linda, tudo bem?

Finalmente estou de volta aqui no blog, e hoje irei compartilhar com você algumas dicas de como estudar e entender a Bíblia. 

Bom, antes de começar com as dicas, precisamos entender que a bíblia é a "boca de Deus, e o "único livro em que você lê e o autor está presente. Desse modo, não dá para ler a bíblia como um livro qualquer. 
Mesmo que você não seja um pregador do Evangelho, levita da casa do Senhor, ou não tenha um cargo eclesiástico; é fundamental criar um hábito todos os dias da leitura da palavra do Senhor, porque ela é nossa bússola, resposta de nossas orações, conforto para nossa alma, e nela há muitos mistérios que só Deus pode revelar para os que o busca.


"Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração". 
Jeremias 29:13


Então, pega papel e caneta, anote essas dicas para começar hoje mesmo. 



Dica 1.

Comece orando

Se a bíblia é a boca de Deus na terra, então Deus irá falar com você; mas, você que terá esse tempo de estudo precisa chamar / convidar ele a estar presente. Pois a sabedoria e entendimento vem de Deus. 

Dica 2. 

Cuidado com as distrações 

Quando parar para estudar a bíblia, prepara o ambiente em que irá estudar, evite usar o celular neste tempo, para que assim não tenha facilidade em se distrair e perder o foco. 

Dica 3. 

Por onde começar?  

Talvez você nunca teve um momento de estudo bíblico, então, é normal que não saiba por onde começar. Não tem problema começar por Gênesis, ou aleatório, o importante é começar. 
Bom, Gênesis 1 diz: "No Princípio criou Deus os céus e a terra".
João 1 diz: "No Princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus".
Ambos começam falando do Princípio,  o início onde tudo começou, porém, João relata que Jesus estava desde o princípio, ele era o verbo que se fez carne e existe desde a eternidade. 
Então, recomendo que comece conhecendo mais de Jesus e sua trajetória, comece por João!
Se você já tem o hábito de estudar, escolha um livro ou tema, e sinta se a vontade para os estudos. 

Dica 4.

Tenha mais de uma versão Bíblica 

A bíblia foi traduzida por diversos homens, então é normal que as traduções sejam diferentes. Hoje em dia tem desde a mais fácil até a mais difícil, escolha as que melhor se adaptar. Tendo mais de uma versão vai te ajudar na hora dos estudos; e comparar as traduções, o que facilita muito na hora de estudar e entender. 

Dica 5. 

Livros, filmes e séries 

Ler livros, assistir filmes e séries é uma ótima dica para quem está começando. Sei que alguns filmes e séries foge do que esta na Bíblia, por isso recomendo que assista fazendo comparações com a própria bíblia;  o que for bom e agregar no seu conhecimento guarda, o que não estiver de acordo com o que está na Bíblia deixa de lado. 


Dica 6. 

Faça anotações 

Tenha sempre um caderno que possa usar para seu estudo bíblico, e anote tudo que for entendendo e até mesmo pesquisando. 
Procure colocar as referências de suas pesquisas. Sempre quando ler o que estudou, vai lembrar com mais facilidade e entender melhor. 

Dica 7. 

Ore, AGRADEÇA

Depois de concluir o estudo, termine da mesma forma que iniciou, orando. Agradeça a Deus  por este momento único e por ele ter
te dado entendimento na palavra. 



Agora que já tem as dicas que precisa, fique a vontade para começar. 


E é isso gente linda, Deus vos abençoe e até mais. 

Beijos, 

Paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

Não entre em desespero, mas, em oração - Aline Salles